terça-feira, 12 de outubro de 2010

UM POUCO MAIS SOBRE O HAPKIDO - HANKIDO...

 Em 1959, o mestre Jae Nam Myong (1938- ) montou uma academia na Coréia ministrando o Hapkido que mais tarde daria origem a IHF. Seu Hapkido além das técnicas tradicionais trazia as técnicas de movimento circular muito difundidas pelo Aikido, culminando na arte do HAPKIDO da MOO SOOL CHAE JO. Esta tem as 24 técnicas finais básicas que são divididas em 2 grupos iguais, ainda que opostos, que formam uma expressão magnífica dos princípios do universo.

 Exatamente como as possíveis variedades do Han’gul ( a escrita coreana) chegaram ao fim pelo equilíbrio dos aspectos positivos e negativos das suas vogais e consoantes, então as possibilidades terminarão quando as artes do céu e da terra se equilibrarem.
  Como o HAPKIDO combina a energia e as leis do céu a da terra ele estabeleceu-se como uma base para o homem enfrentar a vida tendo a possibilidade de funcionar como um sistema de defesa nacional, em tempos de emergência nacional.

 Estas técnicas deram origem ao estilo Hankido, estilo praticado oficialmente pela IHF.
 Em 1965 ocorreu o primeiro intercâmbio de artes marciais entre a Coréia e o Japão e em 1969 foi fundada a Koréia Hapkido Association (KHA), o principal órgão de Hapkido da Coréia.

 Em 1973 Jae Nam Myong foi apontado como presidente da KHA e no ano seguinte foi fundada a Federação Internacional de Hapkido (IHF).
 Em 1981 Myong assumiu o cargo de presidente da IHF.
 Em 1989 foram criadas as técnicas de visualização, movimentos desenvolvidos individualmente como os KATAS japoneses ou KATIS chineses, e foram realizados os primeiros jogos internacionais de HAPKIDO com participação de mais de 50 países.

 Em 1993 e 1997 ocorreram respectivamente o 2o. e 3o JOGOS INTERNACIONAIS DE HAPKIDO.   
 Durante os jogos de 1997 foi introduzida uma nova arte marcial de espada chamada HANKUNDO.
Hoje a FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE HAPKIDO ( IHF) conta com três artes marciais distintas ainda que interligadas, HAPKIDO-HANKIDO-HANKUNDO, formando um conjunto de técnicas, espetaculares, formas de luta, meditação, auto conhecimento, convívio social, harmonia, etc.

 Hapkido é uma arte marcial relativamente nova, mas com antigas raízes. É composto de técnicas suaves e duras, utilizando-se de movimentos circulares, chutes, socos, quedas, técnicas de desequilibrar o oponente, arremessar e redirecionar a energia em vantagem do praticante. O estilo incluí também torções, chaves, imobilizações. Além do manejo de armas em estágios mais avançados, utilizando-se espadas, bastões curtos e longos, bengalas, leques, nunchacos.

 Traçar a história do Hapkido não é uma tarefa fácil, pois há influências de mestres e praticantes que tentam favoracer determinados estilos e academias, portanto tentamos mostrar a trajetória do Hapkido da forma mais imparcial possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário